terça-feira, 16 de dezembro de 2014

Feliz Natal

Professores e monitores do Programa Mais Educação desejam a todos os alunos e familiares um Feliz Natal e um Ano Novo repleto de saúde, paz e realizações!

Boas Festas!


Árvore de Natal confeccionada com rascunhos de papel



Guirlanda feita de sacola plástica




Aula de Jardinagem


    Para deixar a escola ainda mais bela o monitor Isaias trouxe uma proposta de atividade diferente para realizar com os alunos do Programa Mais Educação. Reutilizando as latas de leite em pó as crianças decoraram com cola colorida e tinta guache e nas aulas seguintes foram plantadas mudas de flores.
    As latinhas foram anexadas num suporte feito de madeira também reutilizada pelo monitor que sempre tem a preocupação com a preservação do meio ambiente.
    As crianças apreciaram muito a atividade.
    Fico maravilhoso!





















segunda-feira, 15 de dezembro de 2014

CAPACITAÇÃO DO MEC PARA MONITORES E PROFESSORES COMUNITÁRIOS DO PROGRAMA MAIS EDUCAÇÃO

    O Programa Mais Educação, instituído pela Portaria Interministerial nº 17/2007 e regulamentado pelo Decreto 7.083/10, constitui-se como estratégia do Ministério da Educação para induzir a ampliação da jornada escolar e a organização curricular na perspectiva da Educação Integral, já está em pleno funcionamento em todo o território nacional.

    Para capacitar as pessoas que trabalham principalmente com esporte no Programa Mais Educação, O Ministério dos Esportes, por meio da Secretaria Nacional do Esporte, Educação, Lazer e Inclusão Social – SNELIS, ofereceu nos dias 30 e 31/10/14 o Curso de Extensão Presencial e a Distância no município de Joinville.  

    O curso aconteceu na Escola Municipal Governador Pedro Ivo Campos, Rua José Manoel de Souza, 70 – Costa e Silva, em Joinville e da nossa Escola Baltasar Buschle participaram o monitor de dança: Jhonatan Manoel dos Passos e as professoras comunitárias Angélica Royer e Odiléia P. Alves.

    O curso abordou várias modalidades como: Esportes de Invasão, Esportes de Marca e com Rede Divisória ou Muro/ Paredes de Rebote, Ginástica, Dança e Atividades Circenses e Lutas, Capoeira e Práticas Corporais de Aventura.

   Foi muito significativo participarmos do Curso e aprendermos mais sobre o Esporte e como conduzí-lo dentro do Programa Mais Educação.







sexta-feira, 12 de dezembro de 2014

Praticando Acordes


Na oficina de violão os alunos tiveram a oportunidade de aprender os acordes e o ritmo binário. Foi o primeiro ritmo trabalhado pelos monitores Angélica e Gustavo e as crianças logo assimilaram a prática,  executando neste vídeo a música "Paulinha" de Armandinho. 
Em outra aula foi elaborado uma paródia da mesma música em homenagem a Professora Sandra de atividades complementares.


quinta-feira, 11 de dezembro de 2014


Acompanhamento Pedagógico

      Nossas turmas do Programa Mais Educação participam semanalmente das aulas de acompanhamento pedagógico monitoradas pelo Professor voluntário Jair Antonio Delvan que realiza um levantamento prévio referente as dificuldades dos alunos verificando também com a equipe pedagógica as prioridades a serem trabalhadas. Nas aulas são desenvolvidas atividades de Português e Matemática. 
    • Língua Portuguesa: ênfase em Leitura e Produção de Texto – Desenvolvimento da leitura como prática social, aplicada às situações de interação verbal e escrita com interlocutores sociais, por meio do uso da escrita em situações formais e informais que realcem a diferença e a multiplicidade de discursos, entrevistas, correspondências, audiências, manifestos, convocações, anúncios,
comunicados, etc.
    • Matemática – Potencialização de aprendizagens matemáticas significativas por meio de resoluções de problemas, mobilizando os recursos cognitivos dos estudantes.

quarta-feira, 26 de novembro de 2014

É hora de plantar...

É hora de plantar...


     A oficina de Horta e Jardinagem acontece nas terças feira e após preparar o materiais reciclados para serem reutilizados como vasos alunos e monitor Isaías vão para a horta praticar o plantio de mudas de alfaces.
     O monitor explica como preparar a terra juntamente com o adubo orgânico, a quantidade de terra adequada para cada vaso, como plantar a muda e a maneira correta de regar a planta. Os alunos com atenção praticam o plantio e no decorrer das aulas cuidam de sua muda, já que cada vaso possui a identificação.
     Foi um momento muito significativo!








segunda-feira, 17 de novembro de 2014

Aula de violão

Aula de violão

      As aulas de violão estão inseridas no macrocampo de Cultura e Artes do Programa Mais Educação. A turma do período matutino é acompanhada pelo monitor Gustavo Henrique Lopes, acadêmico, e Professora de Música Angélica Royer acompanha a turma do período vespertino.  
     Esta oficina tem por objetivo o desenvolvimento dos elementos técnico- musicais, bem como, do trabalho em grupo, da cooperação, do respeito mútuo, da solidariedade, do senso crítico e da autonomia. Repertório com peças de variados estilos musicais . Percussão corporal, jogos musicais e dinâmicas de grupos como ferramentas do processo de ensino aprendizagem musical. Execução, apreciação e criação musical. Valorização da cultura brasileira e das culturas regionais.
     Por ser uma forma de linguagem e expressão, a música representa uma importante fonte de estímulos para o desenvolvimento do ser humano, principalmente para as crianças, pois o aprendizado musical favorece a concentração, contribuindo para o crescimento intelectual e motor.




sexta-feira, 7 de novembro de 2014

Em sintonia com a natureza


Alunos da Escola Baltasar Buschle entram em sintonia com a natureza

Escola desenvolve horta com materiais recicláveis dentro do programa Mais Educação

A Escola Municipal Prefeito Baltasar Buschle, no bairro Parque Guarani, está com novas atividades para os alunos. Em agosto, a unidade aderiu ao programa Mais Educação, estratégia do governo federal em parceria com os municípios para promover a educação integral.

Com isso, passou a oferecer quatro atividades escolares no contra turno: reforço escolar, práticas em horta pedagógica, aulas de violão e de dança. As oficinas são ministradas por cinco voluntários, completando 40 horas semanais.

Uma das novidades é a horta elaborada com materiais recicláveis. Com o auxílio do voluntário Isaías Pereira, 33 alunos ajudam a plantar vegetais e temperos nos fundos da escola, localizada no alto do morro da rua Olga Trusz Sboinski. Eles utilizam embalagens de produtos de limpeza, como água sanitária, para fazer os vasos, o regador e as pás para lidar com a terra.

O material reciclável é recolhido das ruas por Isaías ou arrecadado pelos alunos. Quando chove, o monitor ensina a construir vasos de flores com caixas de leite em pó, que serão dispostas na parede externa da secretaria.

“Eles (alunos) desenvolvem o próprio material. O custo é mínimo, só para a compra das mudas. Quero que percebam que produtos descartados têm valor e podem ser um recurso. Esse trabalho estimula a consciência ambiental e a criatividade deles”, destaca.

O ponto de encontro para todas as atividades é a sala multiuso. A coordenadora pedagógica Angélica Royer adianta que os 22 violões e o espelho, adquiridos dentro do programa, serão instalados em breve nas paredes do local.

O estudante do 5º ano, Matheus Vinícius, de 10 anos, já sentiu a diferença, tanto na qualidade de vida quanto no desempenho escolar. “É muito bom participar das oficinas. Agora me movimento mais e minhas notas no boletim aumentaram”, revela.

Dança na escola
O professor de Educação Física, Jhonatan dos Passos, é monitor das aulas de dança. Toda a quinta-feira, ele passa o dia na escola treinando 40 alunos, 20 durante a manhã e 20 à noite.

“Eles adoram dançar. É bom ver como evoluem nas danças urbanas e como pessoas, pois estão muito mais respeitosos”, conta. Para o fim das atividades do Mais Educação, Jhonatan revela que está organizando um intercâmbio com todas as escolas em que atua como voluntário.

Mais Educação Jornal A Notícia

Educação06/11/2014 | 21h35

Alunos da Escola Baltasar Buschle são beneficiados por programa do governo federal em parceria com o município

Unidade aderiu ao Programa Mais Educação e está com novas atividades

Alunos da Escola Baltasar Buschle  são beneficiados por programa do governo federal em parceria com o município Rogerio da Silva/Secom,Divulgação
Horta pedagógica é uma das atividades oferecidas aos alunos da Baltasar Foto: Rogerio da Silva / Secom,Divulgação

   A Escola Municipal Prefeito Baltasar Buschle, no bairro Parque Guarani, zona Sul de Joinville, está com novas atividades para os alunos.
Em agosto, a unidade aderiu ao Programa Mais Educação, estratégia do governo federal em parceria com os municípios para promover a educação integral. Com isso, passou a oferecer quatro atividades escolares no contraturno: reforço escolar, práticas em horta pedagógica, aulas de violão e de dança. As oficinas são ministradas por cinco voluntários, completando 40 horas semanais.
   O ponto de encontro das atividades é a sala multiúso da escola. A coordenadora pedagógica Angélica Royer adianta que os 22 violões e o espelho, comprados com verba do programa, estarão disponíveis em breve.

Horta Escolar Mais Educação

Aula de Horta Escolar

    A atividade de Horta Escolar está inserida no macrocampo do Meio Ambiente apresentando o objetivo de desenvolver experiências de cultivo da horta como um espaço educador sustentável, a partir do qual se vivencia processos de produção de alimentos, segurança alimentar, práticas de cultivo relacionados à biodiversidade local e a formação de farmácias vivas e de combate ao desperdício, à degradação e ao consumismo, para a melhoria da qualidade de vida. 
    Esta aula é muito bem ministrada pelo monitor voluntário Isaias Pereira, vigilante desenvolve um excelente trabalho relacionado ao meio ambiente enfatizando a sustentabilidade junto aos alunos do Programa Mais Educação.
    Reutilizando galões de produtos utilizados na limpeza da escola o monitor orienta os alunos na higiene do recipiente e a confeccionar or vasos que serão usados posteriormente na horta.







quinta-feira, 6 de novembro de 2014

Aula de Dança


Aula de Dança

     A atividade de Dança está inserida no macrocampo Cultura e Artes. São desenvolvidas atividades que priorizem a organização de danças coletivas (regionais, clássicas, circulares e contemporâneas) que permitem apropriação de espaços, ritmos e possibilidades de subjetivação de crianças e adolescentes oportunizando a promoção da saúde e socialização por meio do movimento do  corpo.
     As aulas são realizadas pelo monitor voluntário Jhonatan M.dos Passos, professor de educação física e personal trainer, que desenvolve com as turmas do Programa Mais Educação atividades com danças urbanas. Os alunos apreciam a aula que é sempre bem descontraída.




Dançar é um alimento para a alma, um alento para o espírito
Acesse o conteúdo completo em: http://www.stum.com.br/conteudo/c.asp?id=1863
Dançar é um alimento para a alma, um alento para o espírito
Acesse o conteúdo completo em: http://www.stum.com.br/conteudo/c.asp?id=1863
Dançar é um alimento para a alma, um alento para o espírito
Acesse o conteúdo completo em: http://www.stum.com.br/conteudo/c.asp?id=1863
" Dançar traz alegria. A verdadeira alegria de poder reconhecer e expressar, de forma simples e direta, os anseios da alma."


    Programa Mais Educação


     O Programa Mais Educação, instituído pela Portaria Interministerial nº 17/2007 e integra as ações do Plano de Desenvolvimento da Educação (PDE), como uma estratégia do Governo Federal para induzir a ampliação da jornada escolar e a organização curricular, na perspectiva da Educação Integral.
     Essa estratégia promove a ampliação de tempos, espaços, oportunidades educativas e o compartilhamento da tarefa de educar entre os profissionais da educação e de outras áreas, as famílias e diferentes atores sociais, sob a coordenação da escola e dos professores. Isso porque a Educação Integral, associada ao processo de escolarização, pressupõe a aprendizagem conectada à vida e ao universo de interesse e possibilidades das crianças, adolescentes e jovens.
     Os alunos ficam no mínimo sete horas na escola e recebem três refeições diárias. As escolas integrantes do programa escolhem até cinco atividades: acompanhamento pedagógico (obrigatório), educação ambiental, esporte, direitos humanos em educação, cultura e artes, cultura digital, entre outros.  

      Fonte: MEC