quarta-feira, 26 de novembro de 2014

É hora de plantar...

É hora de plantar...


     A oficina de Horta e Jardinagem acontece nas terças feira e após preparar o materiais reciclados para serem reutilizados como vasos alunos e monitor Isaías vão para a horta praticar o plantio de mudas de alfaces.
     O monitor explica como preparar a terra juntamente com o adubo orgânico, a quantidade de terra adequada para cada vaso, como plantar a muda e a maneira correta de regar a planta. Os alunos com atenção praticam o plantio e no decorrer das aulas cuidam de sua muda, já que cada vaso possui a identificação.
     Foi um momento muito significativo!








segunda-feira, 17 de novembro de 2014

Aula de violão

Aula de violão

      As aulas de violão estão inseridas no macrocampo de Cultura e Artes do Programa Mais Educação. A turma do período matutino é acompanhada pelo monitor Gustavo Henrique Lopes, acadêmico, e Professora de Música Angélica Royer acompanha a turma do período vespertino.  
     Esta oficina tem por objetivo o desenvolvimento dos elementos técnico- musicais, bem como, do trabalho em grupo, da cooperação, do respeito mútuo, da solidariedade, do senso crítico e da autonomia. Repertório com peças de variados estilos musicais . Percussão corporal, jogos musicais e dinâmicas de grupos como ferramentas do processo de ensino aprendizagem musical. Execução, apreciação e criação musical. Valorização da cultura brasileira e das culturas regionais.
     Por ser uma forma de linguagem e expressão, a música representa uma importante fonte de estímulos para o desenvolvimento do ser humano, principalmente para as crianças, pois o aprendizado musical favorece a concentração, contribuindo para o crescimento intelectual e motor.




sexta-feira, 7 de novembro de 2014

Em sintonia com a natureza


Alunos da Escola Baltasar Buschle entram em sintonia com a natureza

Escola desenvolve horta com materiais recicláveis dentro do programa Mais Educação

A Escola Municipal Prefeito Baltasar Buschle, no bairro Parque Guarani, está com novas atividades para os alunos. Em agosto, a unidade aderiu ao programa Mais Educação, estratégia do governo federal em parceria com os municípios para promover a educação integral.

Com isso, passou a oferecer quatro atividades escolares no contra turno: reforço escolar, práticas em horta pedagógica, aulas de violão e de dança. As oficinas são ministradas por cinco voluntários, completando 40 horas semanais.

Uma das novidades é a horta elaborada com materiais recicláveis. Com o auxílio do voluntário Isaías Pereira, 33 alunos ajudam a plantar vegetais e temperos nos fundos da escola, localizada no alto do morro da rua Olga Trusz Sboinski. Eles utilizam embalagens de produtos de limpeza, como água sanitária, para fazer os vasos, o regador e as pás para lidar com a terra.

O material reciclável é recolhido das ruas por Isaías ou arrecadado pelos alunos. Quando chove, o monitor ensina a construir vasos de flores com caixas de leite em pó, que serão dispostas na parede externa da secretaria.

“Eles (alunos) desenvolvem o próprio material. O custo é mínimo, só para a compra das mudas. Quero que percebam que produtos descartados têm valor e podem ser um recurso. Esse trabalho estimula a consciência ambiental e a criatividade deles”, destaca.

O ponto de encontro para todas as atividades é a sala multiuso. A coordenadora pedagógica Angélica Royer adianta que os 22 violões e o espelho, adquiridos dentro do programa, serão instalados em breve nas paredes do local.

O estudante do 5º ano, Matheus Vinícius, de 10 anos, já sentiu a diferença, tanto na qualidade de vida quanto no desempenho escolar. “É muito bom participar das oficinas. Agora me movimento mais e minhas notas no boletim aumentaram”, revela.

Dança na escola
O professor de Educação Física, Jhonatan dos Passos, é monitor das aulas de dança. Toda a quinta-feira, ele passa o dia na escola treinando 40 alunos, 20 durante a manhã e 20 à noite.

“Eles adoram dançar. É bom ver como evoluem nas danças urbanas e como pessoas, pois estão muito mais respeitosos”, conta. Para o fim das atividades do Mais Educação, Jhonatan revela que está organizando um intercâmbio com todas as escolas em que atua como voluntário.

Mais Educação Jornal A Notícia

Educação06/11/2014 | 21h35

Alunos da Escola Baltasar Buschle são beneficiados por programa do governo federal em parceria com o município

Unidade aderiu ao Programa Mais Educação e está com novas atividades

Alunos da Escola Baltasar Buschle  são beneficiados por programa do governo federal em parceria com o município Rogerio da Silva/Secom,Divulgação
Horta pedagógica é uma das atividades oferecidas aos alunos da Baltasar Foto: Rogerio da Silva / Secom,Divulgação

   A Escola Municipal Prefeito Baltasar Buschle, no bairro Parque Guarani, zona Sul de Joinville, está com novas atividades para os alunos.
Em agosto, a unidade aderiu ao Programa Mais Educação, estratégia do governo federal em parceria com os municípios para promover a educação integral. Com isso, passou a oferecer quatro atividades escolares no contraturno: reforço escolar, práticas em horta pedagógica, aulas de violão e de dança. As oficinas são ministradas por cinco voluntários, completando 40 horas semanais.
   O ponto de encontro das atividades é a sala multiúso da escola. A coordenadora pedagógica Angélica Royer adianta que os 22 violões e o espelho, comprados com verba do programa, estarão disponíveis em breve.

Horta Escolar Mais Educação

Aula de Horta Escolar

    A atividade de Horta Escolar está inserida no macrocampo do Meio Ambiente apresentando o objetivo de desenvolver experiências de cultivo da horta como um espaço educador sustentável, a partir do qual se vivencia processos de produção de alimentos, segurança alimentar, práticas de cultivo relacionados à biodiversidade local e a formação de farmácias vivas e de combate ao desperdício, à degradação e ao consumismo, para a melhoria da qualidade de vida. 
    Esta aula é muito bem ministrada pelo monitor voluntário Isaias Pereira, vigilante desenvolve um excelente trabalho relacionado ao meio ambiente enfatizando a sustentabilidade junto aos alunos do Programa Mais Educação.
    Reutilizando galões de produtos utilizados na limpeza da escola o monitor orienta os alunos na higiene do recipiente e a confeccionar or vasos que serão usados posteriormente na horta.







quinta-feira, 6 de novembro de 2014

Aula de Dança


Aula de Dança

     A atividade de Dança está inserida no macrocampo Cultura e Artes. São desenvolvidas atividades que priorizem a organização de danças coletivas (regionais, clássicas, circulares e contemporâneas) que permitem apropriação de espaços, ritmos e possibilidades de subjetivação de crianças e adolescentes oportunizando a promoção da saúde e socialização por meio do movimento do  corpo.
     As aulas são realizadas pelo monitor voluntário Jhonatan M.dos Passos, professor de educação física e personal trainer, que desenvolve com as turmas do Programa Mais Educação atividades com danças urbanas. Os alunos apreciam a aula que é sempre bem descontraída.




Dançar é um alimento para a alma, um alento para o espírito
Acesse o conteúdo completo em: http://www.stum.com.br/conteudo/c.asp?id=1863
Dançar é um alimento para a alma, um alento para o espírito
Acesse o conteúdo completo em: http://www.stum.com.br/conteudo/c.asp?id=1863
Dançar é um alimento para a alma, um alento para o espírito
Acesse o conteúdo completo em: http://www.stum.com.br/conteudo/c.asp?id=1863
" Dançar traz alegria. A verdadeira alegria de poder reconhecer e expressar, de forma simples e direta, os anseios da alma."


    Programa Mais Educação


     O Programa Mais Educação, instituído pela Portaria Interministerial nº 17/2007 e integra as ações do Plano de Desenvolvimento da Educação (PDE), como uma estratégia do Governo Federal para induzir a ampliação da jornada escolar e a organização curricular, na perspectiva da Educação Integral.
     Essa estratégia promove a ampliação de tempos, espaços, oportunidades educativas e o compartilhamento da tarefa de educar entre os profissionais da educação e de outras áreas, as famílias e diferentes atores sociais, sob a coordenação da escola e dos professores. Isso porque a Educação Integral, associada ao processo de escolarização, pressupõe a aprendizagem conectada à vida e ao universo de interesse e possibilidades das crianças, adolescentes e jovens.
     Os alunos ficam no mínimo sete horas na escola e recebem três refeições diárias. As escolas integrantes do programa escolhem até cinco atividades: acompanhamento pedagógico (obrigatório), educação ambiental, esporte, direitos humanos em educação, cultura e artes, cultura digital, entre outros.  

      Fonte: MEC